Previsão do Tempo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Miguel Portas morreu hoje ao fim da tarde (24/04/2012)

Miguel Portas morreu hoje ao fim da tarde
Miguel Portas faleceu vítima de cancro do pulmão, doença que lhe foi diagnosticada em 2010

Miguel Portas faleceu esta tarde, aos 53 anos, vítima de cancro do pulmão, e de acordo com um comunicado assinado pelo Bloco de Esquerda "encarou a sua própria doença como fazia sempre tudo, da política ao jornalismo: de frente e sem rodeios".
Nesta nota da Comissão Política do BE lê-se ainda que Miguel Portas "teve uma vida intensa e viveu-a intensamente. Durante toda a sua doença continuou sempre a cumprir as suas responsabilidades e estava, neste preciso momento, a preparar o relatório do Parlamento Europeu sobre as contas do BCE."
Em declarações à SIC Notícias, o historiador Fernando Rosas deu conta da determinação de Miguel Portas tanto na política como na sua vida pessoal: "Achou que a mudança era possível assim como achou que era possível vencer esta doença".
João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda, também em declarações à SIC, deixou um testemunho emocionado dizendo que "o património do Miguel não morre com ele. No Bloco, na Esquerda, deixa um património não apenas de luta mas também de amizade e sobretudo de ideias".
A nota da Comissão Política do Bloco de Esquerda é acompanhada de notas biográficas de Miguel Portas, onde se lê que o "fascínio pelas culturas do mediterrâneo levou-o a viajar e a conhecer profundamente esta região, sobre a qual escreveu dois livros e realizou um documentário."
Licenciado em Economia, pela Instituto Superior de Economia e Gestão, em 1986, enveredou pela carreira de jornalista, passou pelo Expresso, foi repórter da revista Vida Mundial, além de cronista no Diário de Notícias e no semanário Sol.
Detido pela PIDE aos 15 anos pela participação no Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa, aderiu à União dos Estudantes Comunistas do PCP (1973), chegando à Comissão Central um ano depois.
Presidiu à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e coordenou o Secretariado da Reunião Inter-Associações. Abandonou o PCP em 1989, na sequência do primeiro processo de expulsões do partido desencadeado pela Perestroika. Entre 1990 e 1991 foi assessor do presidente da Câmara Municipal de Lisboa para as questões culturais e urbanísticas.
Foi um dos fundadores da Plataforma de Esquerda, dissolvida dois anos depois.
Em 1994 cria a Política XXI, que agrupava membros da Plataforma de Esquerda, do MDP e independentes das manifestações contra às propinas no ensino superior. A Política XXI foi uma das formações, juntamente com PSR, UDP e independentes, que deu origem ao Bloco de Esquerda (BE), em 1999.
No BE foi cabeça de lista às eleições europeias, em 1999, obtendo 1.74% dos votos e candidato à Câmara Municipal de Lisboa, em 2001. Foi eleito ao Parlamento Europeu, em 2004, com 4.92% e reeleito, em 2009, com 10.73%, elegendo três eurodeputados. É membro da Comissão de Orçamento e vice-presidente Comissão Especial do Parlamento Europeu para a Crise Financeira, Económica e Social.
Miguel de Sacadura Cabral Portas nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1958, filho do arquitecto Nuno Portas e da economista Helena Sacadura Cabral. É irmão de Paulo Portas e de Catarina Portas. Miguel Portas faleceu hoje ao final da tarde vítima de cancro no pulmão, doença que lhe tinha sido diagnosticada em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário